Nº 8 - 2025

Apresentação



Os VIII CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO E XI CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO,  promovidos pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), pelo Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) e pelo Fórum Europeu de Administradores da Educação na Espanha (FEAE), se constituem em espaços fundamentais para o debate sobre os desafios contemporâneos da educação. Com o tema central “Estado, democracia, políticas e gestão da educação: impasses e perspectivas”, esses eventos reuniram pesquisadores, gestores, professores, estudantes  e demais profissionais da área para refletir sobre o papel do Estado na garantia do direito à educação, bem como sobre os desafios enfrentados na formulação e materialização de políticas educacionais. Esses eventos contaram com a parceria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), além de vários apoios, incluindo Capes, CNPq, Facepe e Sintepe, entre outros parceiros.

Diante dos crescentes desafios impostos pelas desigualdades sociais, econômicas e políticas, os congressos se consolidam como espaços de resistência e proposição de caminhos em defesa de  educação popular, pública, gratuita, laica, inclusiva democrática e de qualidade socialmente referenciada. O debate sobre as políticas e gestão da educação se torna ainda mais urgente em um contexto de ataques às instituições públicas e de tentativas de privatização e financeirização do educação e de suas instituições. Nesse sentido, os congressos promovidos por essas entidades possibilitaram um olhar crítico sobre os impactos das políticas educacionais adotadas nos países participantes, bem como a troca de experiências que fortalece a luta por uma educação inclusiva e equitativa.

Além disso, os congressos incentivaram a produção e a circulação do conhecimento científico, promovendo o intercâmbio entre profissionais da educação, pesquisadores de diferentes países, estudantes e demais interessados. A colaboração entre instituições acadêmicas, profissionais da educação, estudantes e gestores educacionais ampliou a compreensão sobre os desafios enfrentados e contribui para a construção de estratégias que garantam a efetivação de uma educação pública democrática. O compromisso com o fortalecimento das políticas educacionais e a gestão participativa e democrática  se reflete nos debates e produções científicas que emergem desses eventos, reafirmando a importância da educação como direito fundamental e instrumento para o desenvolvimento social e humano.

O tema dos congressos e, por conseguinte, as discussões concernentes, ganharam centralidade na conjuntura atual, na medida em que várias agendas e proposições impactaram a relação Estado e Democracia e as políticas educacionais. Nesse contexto observamos no Brasil, Portugal e Espanha o delineamento de contornos complexos, com particularidades próprias, permeados por políticas transnacionais, com participação expressiva ou não da sociedade civil e política, incluindo setores conservadores.
Analisar este complexo cenário, apreendendo e deslindando os impasses e perspectivas para as políticas e gestão da educação, é o eixo dos congressos propostos. As entidades promotoras dos Congressos, mantendo a tradição no campo educacional, suas proposições, lutas e ações para a efetiva garantia do direito social à educação de qualidade para todas as pessoas, visam contribuir para a discussão de caminhos e perspectivas para o fortalecimento do papel do Estado, da democracia e das políticas e gestão da educação democrática nos três países e para a consolidação da parceria historicamente construída. Neste cenário, os eventos buscaram compreender os limites e perspectivas que se interpõem ao Estado democrático de direito e, nesse contexto, o repensar das políticas e gestão da educação

A garantia ao direito social à educação pública, democrática, inclusiva, laica e de qualidade social para todos/as se constituiu em grande desafio e no mote central dos Congressos. O VIII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e o XI Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação reuniram pesquisadores/as e professores/as de educação superior, professore/as e diretores/as de instituições de educação básica e dirigentes e técnicos/as administrativos/as dos sistemas educacionais, dos três países, para um exercício de análise e socialização de estudos e experiências inovadoras em matéria de políticas e práticas de administração educacional, de gestão escolar e universitária e de formação e valorização dos profissionais da educação.

Objetivando conferir-lhes maior organicidade, os eventos foram estruturados em oito (8) eixos articulados à temática central:

Eixos Temáticos:

* Eixo 1: Políticas de avaliação e regulação em educação
* Eixo 2: Políticas de inclusão, diversidade e direitos humanos
* Eixo 3: Políticas de gestão da educação básica
* Eixo 4: Políticas e práticas de formação e valorização dos/as profissionais da educação;
* Eixo 5: Políticas e gestão da educação superior
* Eixo 6: Políticas curriculares, qualidade da educação e gestão pedagógica
* Eixo 7: Políticas de financiamento, privatização e gerencialismo na educação
* Eixo 8: Políticas e gestão da educação em face das Tecnologias da Informação e comunicação
Da mesma forma, foram objetivos do evento:

  • Socializar pesquisas sobre políticas, gestão e práticas de administração da educação, em seus diferentes níveis, etapas e modalidades;

  • Mobilizar profissionais da educação, gestores/as e estudantes para a discussão sobre políticas, gestão e práticas de administração da educação e seus desdobramentos político-pedagógicos;

  • Articular pesquisadores/as, profissionais da educação, gestores e estudantes da educação básica e superior, dos diferentes países;

  • Promover intercâmbio entre pesquisadores/as docentes e discentes da pós-graduação em educação;

  • Promover a articulação entre pós-graduação, graduação e a educação básica;

  • Discutir políticas de formação e valorização dos/as profissionais da educação;

  • Contribuir para qualificar a gestão pública das redes de ensino da Educação Básica;

  • Constituir-se como espaço para formação continuada de gestores/as e profissionais da educação básica;

  • Reconhecer e contribuir com proposições em relação às políticas, os programas e as ações no âmbito da gestão pública;

  • Ampliar e fortalecer a produção teórica que qualifica a gestão e as políticas educacionais e fortalecer o intercâmbio entre profissionais nos três países;

  • Contribuir para o intercâmbio institucional entre programas de pós-graduação, associações científicas, sindicais, acadêmicas e estudantis da área da educação.

Além dos textos que compõem esse Anais, o evento contou com a proposição de outras atividades:

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS - Integrados num dos eixos temáticos dos eventos, os simpósios partiram de projetos de pesquisa em políticas educativas contemporâneas que envolveram investigadores de dois ou mais países.

COMUNICAÇÕES ORAIS E PÔSTER – organizadas a partir dos eixos temáticos dos evento, as comunicações debateram temas a partir do contexto das políticas educacionais e seus limites e potencialidades no campo das concepções, práticas, sujeitos do campo.

COLÓQUIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA – O “I Colóquio da Educação Básica em Foco”, foi organizado e franqueado às Secretarias de Educação Básica da Grande Recife (capital e região metropolitana), a fim de garantir espaços de debates e trocas de experiências sobre temáticas ligadas às políticas educacionais e seus desdobramentos nas instituições. Foram temas do debate: educação infantil, ensino médio, alfabetização, inclusão, inclusão digital, cultura e diversidade, diretrizes e formação de professores. A ANPAE, em parceria com a FUNDAJ e apoiadores (Sintepe e a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco), oportunizaram nessa atividade um espaço de fortalecimento de trocas e de posicionamentos frente às políticas educacionais e suas materialidades nas instituições.   

Já as produções do VIII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e XI Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, além de discutir temáticas significativas de pesquisa na área de educação, bem como reflexões contemporâneas e emergentes, contribuíram fortemente para a internacionalização da Pós-Graduação e da pesquisa na área de educação no Brasil, Portugal e Espanha sobretudo no âmbito das políticas e gestão/administração da educação. Também trouxe contribuições significativas para o campo da gestão universitária e escolar e para a discussão dos projetos politico-pedagógicos nessas instituições .

Esperamos que a publicação desses Anais dos Congressos possam contribuir com o crescimento quantitativo e qualitativo de nossa área, bem como à diversificação que tal crescimento apresenta. Confiamos também que o Congresso tenha contribuído para consolidar ainda mais a parceria entre a Anpae e os Fóruns de Administração da educação de Portugal e Espanha, assim como para o intercâmbio da comunidade científica nacional e internacional, com efetiva afirmação da pesquisa e da pós-graduação em educação nos países envolvidos.

Prof. Dr. Luiz Fernandes Dourado
Presidente da Anpae

Profa. Dra. Karine Nunes de Moraes
Diretora da Anpae

Prof. Dr. Romilson Martins Siqueira
Diretor da Anpae