Editorial


 

O Conselho Editorial é responsável pela aprovação das publicações do Congressos Ibero-Americanos e Luso-Brasileiro da Anpae. Sua composição é representativa de diversas áreas de pesquisa no campo da Política e da Administração da Educação:


Luiz Fernandes Dourado – Presidente da ANPAE
Maria Angélica Pedra Minhoto - Diretora de Publicações


Alberto Damasceno
Ana Lúcia Félix dos Santos
Andrea Barbosa Gouveia
Cristiane Machado
Emília Peixoto Vieira
Gisele Masson
Janete Maria Lins de Azevedo
João Ferreira de Oliveira
Karine Nunes de Moraes
Lêda Scheibe
Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel
Márcia Angela da Silva Aguiar
Maria Beatriz Luce
Maria Couto Cunha
Maria Vieira da Silva
Marilda de Oliveira Costa
Nelson Cardoso Amaral
Nilma Lino Gomes
Romilson Martins Siqueira
Romualdo Portela
Rosilene Lagares
Sandra Maria Zákia Lian de Sousa
Vera Bazzo

ANTECEDENTES

A cooperação entre o Brasil, Portugal e Espanha no campo das políticas públicas e do governo da educação é um sonho acalentado há muitos anos pelas entidades especializadas da sociedade civil organizada da área. A semente foi plantada em 2003, na Universidade de Lisboa, por um grupo de associados da ANPAE, do Fórum Português e do Fórum Europeu de Administração da Educação.
Em abril de 2007, os presidentes da ANPAE, do Fórum Português e do Fórum Europeu de Administração Educacional, reunidos novamente na Universidade de Lisboa, por ocasião da realização do IV Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, reavaliaram as possibilidades de cooperação internacional. Em novembro de 2007, por ocasião do V Congresso Luso-Brasileiro e XXIII Simpósio Brasileiro, realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, os presidentes das três entidades resolveram realizar um evento internacional para traduzir o sonho à realidade.
Ao longo de 2008 e 2009, as três entidades estreitaram seus laços de cooperação com vistas a organizar um congresso de política e administração da educação em 2010. Finalmente, em reunião celebrada em Elvas, Portugal, em novembro de 2009, os presidentes das três associações estabeleceram as bases para a organização e realização do Congresso Ibero-Luso-Brasileiro no primeiro semestre de 2010. Os presidentes aprovaram os objetivos e a estrutura organizacional do evento, o calendário de preparação e os eixos temáticos para estudar as políticas e práticas de constituição e utilização dos espaços públicos de educação nos três países. Decidiram ainda realizar o evento em Portugal e na Espanha: dois dias em Elvas e dois dias em Cáceres e Mérida. Em seguida se apresentam os termos gerais dos acordos entre as três associações promotoras do evento.
Em resumo, os acordos sobre a organização e realização do Congresso Ibero-Luso-Brasileiro de 2010 demonstram que a semente plantada em 2003 caiu em terra fértil, floresceu vigorosamente nos últimos anos e certamente produzirá frutos duradouros no futuro em matéria de cooperação intelectual entre o Fórum Português, o Fórum Europeu da Espanha e a Associação Nacional de Política e Administração da Educação do Brasil.

Benno Sander
Ex-Presidente da Anpae