Número Anteriores
Número 01, 2010
Clique na capa da revista para abrir.

O primeiro número dessa publicação é oriundo do I Congresso Ibero-Americano de Política eAdministração da Educação teve como tema central " Espaço Público da Educação: emergência de políticas e práticas de gestão local, regional e nacional ". O Congresso, que foi organizado e promovido conjuntamente pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), o Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) e o Fórum Europeu de Administradores da Educação (FEAE), integrou três eventos em uma só programação: I Congresso Ibero-Brasileiro; VI Congresso Luso-Brasileiro; e IV Congresso do Fórum Português de Administração Educacional. Inicialmente teve o nome de Congresso Ibero-Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação e depois, na sua segunda edição mudou para Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. Neste Congresso foram efetivadas 11 palestras e 117 trabalhos de pesquisa científica de autores brasileiros aprovados pelo Comitê Científico e que se publicam na íntegra nesta publicação como anais do eve.
Número 02, 2011
Clique na capa da revista para abrir.

O segundo número desta publicação tem como base os trabalhos apresentados pelo 2º Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, promovidos pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e a colaboração da Universidade de São Paulo (USP), no período de 26 a 29 de abril de 2011, se constituem em espaço público de estudo e avaliação crítica dos debates contemporâneos em torno das políticas públicas, do governo da educação e da gestão escolar, à luz de sua construção histórica e suas perspectivas futuras.
A proposição central do Simpósio – Políticas Públicas e Gestão da Educação: construção histórica, debates contemporâneos e novas perspectivas – será objeto de estudo e debate em dezenas de reuniões e assembleias, conferências, mesas redondas, sessões especiais, comunicações de ensaios e pesquisas e relatos de experiências inovadoras agrupadas em torno de quatro eixos temáticos: (1) política educacional e gestão escolar; (2) política educacional e gestão da educação superior; (3) política educacional na dimensão da justiça e da diversidade social e cultural; e (4) política e gestão escolar e os profissionais da educação.
Número 03, 2012
Clique na capa da revista para abrir.

O terceiro número da publicação Congressos Ibero-Americanos e Luso-Brasileiros da Anpae foi baseado nos trablhalhos do III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação será promovido, em regime de coparticipação, pelo Fórum Europeu de Administração Educacional da Espanha (FEAE-ES), pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação Cidade de Zaragoza(ANPAE), pelo Fórum Português de Administração Educacional (FPAE-PT) e com o apoio da Rede Internacional de Pesquisadores em Política e Gestão da Educação . O Congresso visa a oferecer um espaço de análise e intercâmbio de pesquisadores e docentes de educação superior, professores e diretores de instituições escolares e dirigentes e técnicos dos sistemas de ensino da Espanha, de Portugal, do Brasil e dos países irmãos da América Latina, dedicados ao estudo e exercício da política e administração educacional e da formação dos profissionais da educação.
Número 04, 2014
Clique na capa da revista para abrir.

O IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, que se realizou nos dias 14, 15 e 16 de abril de 2014, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, em Portugal, se constituiu em espaço público de interlocução e circulação internacional do conhecimento no campo da gestão da educação, promovido, em regime de coparticipação, pelo Fórum Português de Administração Educacional (FPAE), Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), Fórum Europeu de Administradores da Educação na Espanha (FEAE) e Fórum Internacional de Política e Administração da Educação (INTEREDUC). Simultaneamente e com a mesma programação, o Fórum Português e a ANPAE realizarão o VII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Os trabalhos apresentados foram a base deste 4º número.
Número 05, 2016
Clique na capa da revista para abrir.

O V Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, agendado para os dias 14, 15 e 16 de setembro de 2016 na cidade de Goiânia e promovido, em regime de coparticipação, pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) e Fórum Europeu de Administradores da Educação na Espanha (FEAE). Simultaneamente e com a mesma programação, realizaremos, em parceria com o Fórum Português de Administração Educacional, o VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. O evento, que reúne os dois Congressos, tem como tema central: "Política e Gestão da Educação: discursos globais e práticas locais". Todos os trabalhos destes eventos vão compor este quinto número do Congressos Ibero-Americanos e Luso-Brasileiros da Anpae.
Número 06, 2018
Clique na capa da revista para abrir.

Esta publicação contém os resumos expandidos submetidos ao VI Congresso Ibero- Americano e IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, avaliados e aprovados pelo Comitê Científico do evento..
O VI Congresso Ibero-Americano e IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação ocorreu nos dias 28 de maio a 01 de junho de 2018, em Lleida/Catalunha e Barcelona/Catalunha, Espanha. Foi promovido, em regime de coparticipação, pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), pelo Fórum Europeu de Administradores da Educação na Espanha (FEAE) e pelo Fórum Português de Administração Educacional (FPAE). O evento, que reúne os dois Congressos, teve como tema central: “Política e Gestão da Educação Ibero-Americano: tendências e desafios”.
Número 07, 2023
Clique na capa da revista para abrir.

O VII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e o X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação realizar-se-ão entre 6 e 8 de fevereiro de 2023 no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Os congressos têm como tema central a “Política e gestão da educação: temas críticos no espaço ibero-americano” e são promovidos pelo Fórum Português de Administração Educacional (FPAE), pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e pelo Fórum Europeu de Administradores da Educação na Espanha (FEAE). No dia 9 de fevereiro de 2023 decorrerão atividades pós-congresso, na Universidade de Aveiro, que visam incentivar o intercâmbio e a realização conjunta de pesquisas entre investigadores dos diferentes países, que trabalham em áreas próximas. Todo esse precioso material foi a base desta publicação, o número 7 da publicação on line do Congressos Ibero-Americanos e Luso-Brasileiros da Anpae
Número 08, 2025
Clique na capa da revista para abrir.

O VIII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e o XI Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação reunirão pesquisadores/as e professores/as de educação superior, professore/as e diretores/as de instituições de educação básica e dirigentes e técnicos/as administrativos/as dos sistemas educacionais, dos três países, para um exercício de análise e socialização de estudos e experiências inovadoras em matéria de políticas e práticas de administração educacional, de gestão escolar e universitária e de formação e valorização dos profissionais da educação. Realizado a cada dois anos, os Congressos se apresentam como espaço coletivo de discussão, avaliação e proposição de políticas e gestão da educação, bem como de intercâmbio entre profissionais da educação, no campo das políticas públicas e da gestão da educação e da escolar. Neste contexto situa-se a centralidade da temática proposta aos eventos. Esta publicação engloba todas as atividades de apresentação das comunicações orais defendidas neste evento.