Nº 2 - 2022

Apresentação




II Congresso-Ibero-Americano de Política e Administração da Educação

Jubileu de Ouro da Anpae (1961-2011)

POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: construção histórica, debates contemporâneos e novas perspectivas



O 25º Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e o 2º Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, promovidos pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e a colaboração da Universidade de São Paulo (USP), no período de 26 a 29 de abril de 2011, se  constituem em espaço público de estudo e avaliação crítica dos debates contemporâneos em torno das políticas públicas, do governo da educação e da gestão escolar, à luz de sua construção histórica e suas perspectivas futuras. Realizado a cada dois anos desde 1961, o Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação é uma das mais importantes reuniões científicas do país no campo específico das políticas públicas e da gestão da educação.

A proposição central do Simpósio – Políticas Públicas e Gestão da Educação: construção histórica, debates contemporâneos e novas perspectivas – será objeto de estudo e debate em dezenas de reuniões e assembleias, conferências, mesas redondas, sessões especiais, comunicações de ensaios e pesquisas e relatos de experiências inovadoras agrupadas em torno de quatro eixos temáticos: (1) política educacional e gestão escolar; (2) política educacional e gestão da educação superior; (3) política educacional na dimensão da justiça e da diversidade social e cultural; e (4) política e gestão escolar e os profissionais da educação.

Além da avaliação crítica dos debates contemporâneos em torno da política e da gestão da educação à luz do estudo de sua construção histórica e seus desafios futuros, o 25º Simpósio Brasileiro se constitui, no âmbito da ANPAE, em ato comemorativo do seu Jubileu de Ouro (1961-2011) e em exercício coletivo de revisão crítica de sua contribuição à formação do pensamento pedagógico brasileiro no campo das políticas públicas, do governo da educação e da gestão escolar. Para celebrar o Jubileu de Ouro da ANPAE, a Assembléia Geral acolheu a proposta da Presidência de associar os atos comemorativos à realização do 25º Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. Por ocasião do 25º Simpósio Brasileiro, também tomarão posse os novos dirigentes da ANPAE para o biênio 2011-2013, eleitos no marco constituinte e normativo do novo Estatuto Social da Associação, transformando o evento em ato cívico nacional da entidade.

A conjunção dos atos comemorativos das conquistas da ANPAE ao longo das décadas com a história da construção do conhecimento no campo da administração educacional no Brasil serviu de ponto de partida para definir a programação científica do 25º Simpósio Brasileiro e 2º Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. Nesse contexto, o evento objetiva estudar e avaliar as perspectivas contemporâneas em torno da política e da governação da educação e pensar o seu futuro à luz da história de sua construção como campo de pesquisa e intervenção profissional no cotidiano dos sistemas de ensino e das instituições educacionais em seus distintos níveis e modalidades de educação.

Para sediar o simpósio comemorativo do Jubileu de Ouro da ANPAE, as atenções se voltam para São Paulo, cidade-berço da Associação. O fato é que tudo começou na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, hoje Centro Universitário Maria Antônia. Foi no Salão Nobre da Faculdade que, em 11 de fevereiro de 1961, os mestres pioneiros da administração educacional do Brasil decidiram fundar a ANPAE. São esses fatos que levaram a comunidade anpaeana a acolher com entusiasmo a oferta de São Paulo para sediar as comemorações do Jubileu de Ouro da Associação e para avaliar a sua contribuição à formação do pensamento pedagógico brasileiro no campo da política e da gestão da educação.

Por sua vez, a realização concomitante do 2º Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação se insere no contexto dos eventos interamericanos, latino-americanos, ibero-americanos e luso-brasileiros que a ANPAE organiza e promove em cooperação com entidades estrangeiras e internacionais. Nessa linha, o 2º Congresso Ibero-Americano visa a oferecer um espaço internacional de educação comparada e de diálogo e articulação entre instituições e especialistas em políticas públicas de educação e de gestão educacional em distintas realidades econômicas, políticas e culturais, prometendo estreitar parcerias ibero-americanas e construir novas pontes de cooperação internacional no campo da educação.

O Simpósio Brasileiro e o Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação visam a congregar pesquisadores e docentes de educação superior, professores e diretores de instituições escolares e dirigentes e técnicos dos sistemas de ensino para um exercício de cooperação e aprendizagem coletiva sobre políticas e práticas de gestão da educação e de formação de profissionais da educação; divulgar trabalhos de pesquisa científica e avaliar estudos e experiências inovadoras de política e gestão da educação; propiciar o debate em torno do papel da universidade na formação dos/as educadores/as para o ensino, a pesquisa e a gestão da educação na perspectiva da diversidade cultural e da justiça social; e incentivar a cooperação nacional e internacional em matéria de conhecimentos e experiências inovadoras entre escolas e entre universidades em matéria de políticas e práticas de gestão da educação e de formação de profissionais da educação.

A ANPAE realiza o Simpósio Brasileiro e o Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação de 2011 em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), suas Pró-Reitorias de Graduação e Pós- Graduação, a Faculdade de Educação e seus programas de estudos pós-graduados. A parceria se amplia com a participação da Universidade de São Paulo (USP), sua Faculdade de Educação e seu Centro Universitário Maria Antônia. Consolidam estas parcerias o apoio da Fundação Carlos Chagas, da UFSCar, UNICAMP, UNESP, UNINOVE, UNICID, UNIMEP, UMESP e outras instituições paulistas, que facilitam a participação de professores, estudantes e pesquisadores.

Como em anos anteriores a ANPAE conta com o apoio financeiro do Ministério da Educação, da CAPES, do CNPQ e da FAPESP. Destaca-se ainda a contribuição especial da Representação da UNESCO no Brasil para viabilizar a realização do evento em condições tão favoráveis. Finalmente, a ANPAE conta com a efetiva colaboração de numerosas entidades nacionais e internacionais da sociedade civil organizada no campo da educação, como o Fórum Europeu de Administração Educacional, o Fórum Português de Administração Educacional, o Fórum Europeu de Administradores Educacionais do Estado Espanhol, a Sociedade Argentina de Estudos Comparados de Educação, o Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) e a Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente.

Ao apresentar o programa do evento, a ANPAE se une à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, assim como à Universidade de São Paulo e a todas as  instituições universitárias no Estado de São Paulo que apóiam o evento para dar as boas-vindas a todos os educadores e educadoras nacionais e internacionais que aceitaram o nosso convite para participar do 25º Simpósio Brasileiro e 2º Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação.
São Paulo, 27 de abril de 2011

Benno Sander
Presidente da ANPAE