Nº 5 - 2016
Apresentação
O V Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de setembro de 2016 na cidade de Goiânia, nas dependências da Universidade Federal de Goiás e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO). Será promovido, em regime de coparticipação, pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE, pelo Fórum Português de Administração Educacional – FPAE e pelo Fórum Europeu de Administradores da Educação na Espanha – FEAE e contará com o apoio dos Programas de Pós-graduação em Educação da UFG e da PUC/GO.
O evento tem como tema central: Política e Gestão da Educação: discursos globais e práticas locais. Tratam-se de eventos articulados, com forte tradição na área de política e administração da educação. A parceria com o Fórum Português iniciou-se em 1999 com a realização do I Luso-Brasileiro, em Santos – SP e a parceria com o Fórum Espanhol, em 2010, com a realização do I Ibero-Luso-Brasileiro, que ocorreu nas cidades de Cáceres e Mérida, Espanha e Elvas, Portugal. Desde 2010 foram organizados congressos bianuais em Espanha, Portugal e Brasil, reunindo cerca de 600 a 1.200 pessoas.
Com o objetivo de reunir professores, pesquisadores, dirigentes educacionais e professores da educação básica e superior para socialização e análise de estudos e experiências em políticas e práticas internacionais de administração nos diferentes níveis e modalidades de educação, o congresso é concebido como espaço público de convivência nacional e internacional de educadores, pesquisadores e gestores interessados na construção e avaliação do conhecimento no campo da educação.
O evento de 2016 contempla a apresentação de trabalhos e pôsteres, conta com uma comissão científica internacional e se organiza em torno do tema central, agrupados em sete eixos temáticos:
- Política e gestão da educação básica.
- Política e gestão da educação superior.
- Políticas e práticas de formação dos docentes e dirigentes escolares.
- Políticas e práticas de planejamento e financiamento da educação.
- Gestão pedagógica, organização curricular e qualidade da educação.
- Educação e direitos humanos, diversidade cultural e inclusão social.
- Regulação, avaliação e qualidade da educação: agendas globais e realidades locais
Coordenada por uma comissão organizadora internacional, a programação acadêmica contempla as seguintes atividades: conferência de abertura; mesa plenária; conferência de encerramento; mesas redondas simultâneas; painéis de discussão, apresentação de trabalhos (comunicações orais), apresentação de pôsteres, exposições, além de lançamento de livros. Esperamos que as atividades previstas possam contribuir para o crescimento da área, bem como para a diversificação que tal crescimento apresenta.
Trata-se, portanto, de um evento internacional com tradição na área de Políticas e Administração da Educação, que, além de discutir temáticas contemporâneas, emergentes e significativas de pesquisa na área de educação e contribuído para a internacionalização da pós-graduação e da pesquisa, sobretudo no âmbito das políticas e administração da educação. Além disto o evento traz contribuições significativas para o campo da gestão escolar e discussão dos projetos pedagógicos escolares. Confiamos também que o Congresso contribua para consolidar ainda mais a parceria entre a Anpae e os Fóruns de Administração da Educação de Portugal e Espanha, assim como para o intercâmbio da comunidade científica, com efetiva afirmação da pesquisa e da pós-graduação em educação nos países envolvidos.
Os congressistas terão acesso livre aos trabalhos apresentados no Congresso, receberão o Livro da Programação Científica e terão acesso aos trabalhos completos e pôsteres em CD e, posteriormente, no site da Anpae. Nesse Congresso, em especial, serão selecionados doze trabalhos para publicação na Revista Brasileira de Políticas a Administração da Educação (RBPAE), visando inaugurar o Prêmio Benno Sander criado pelas entidades parceiras do Congresso.
Queremos agradecer às parcerias para realização deste Congresso, bem como ao apoio recebido das agências de fomento e outros órgãos e entidades. Agradecemos também aos integrantes do Comitê Científico e a todos os membros das coordenações local, nacional e internacional.