Nº 1 - 2010
Editorial
ANTECEDENTES
A cooperação entre o Brasil, Portugal e Espanha no campo das políticas públicas e do governo da educação é um sonho acalentado há muitos anos pelas entidades especializadas da sociedade civil organizada da área. A semente foi plantada em 2003, na Universidade de Lisboa, por um grupo de associados da ANPAE, do Fórum Português e do Fórum Europeu de Administração da Educação.
Em abril de 2007, os presidentes da ANPAE, do Fórum Português e do Fórum Europeu de Administração Educacional, reunidos novamente na Universidade de Lisboa, por ocasião da realização do IV Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, reavaliaram as possibilidades de cooperação internacional. Em novembro de 2007, por ocasião do V Congresso Luso-Brasileiro e XXIII Simpósio Brasileiro, realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, os presidentes das três entidades resolveram realizar um evento internacional para traduzir o sonho à realidade.
Ao longo de 2008 e 2009, as três entidades estreitaram seus laços de cooperação com vistas a organizar um congresso de política e administração da educação em 2010. Finalmente, em reunião celebrada em Elvas, Portugal, em novembro de 2009, os presidentes das três associações estabeleceram as bases para a organização e realização do Congresso Ibero-Luso-Brasileiro no primeiro semestre de 2010. Os presidentes aprovaram os objetivos e a estrutura organizacional do evento, o calendário de preparação e os eixos temáticos para estudar as políticas e práticas de constituição e utilização dos espaços públicos de educação nos três países. Decidiram ainda realizar o evento em Portugal e na Espanha: dois dias em Elvas e dois dias em Cáceres e Mérida. Em seguida se apresentam os termos gerais dos acordos entre as três associações promotoras do evento.
Em resumo, os acordos sobre a organização e realização do Congresso Ibero-Luso-Brasileiro de 2010 demonstram que a semente plantada em 2003 caiu em terra fértil, floresceu vigorosamente nos últimos anos e certamente produzirá frutos duradouros no futuro em matéria de cooperação intelectual entre o Fórum Português, o Fórum Europeu da Espanha e a Associação Nacional de Política e Administração da Educação do Brasil.